Por uma alimentação equilibrada
O consumo de peixe e leite ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose, um fantasma na vida de qualquer pessoa, atleta ou não. Manter uma alimentação equilibrada, além de garantir qualidade de vida, serve como uma importante forma de prevenção e tratamento desta doença que assombra muitos brasileiros. De acordo com Paulo Henkin, médico nutrologista que coordena a Política de Alimentação e Nutrição da Secretaria Estadual do Rio Grande do Sul, o leite, por ser fonte de cálcio, e o peixe, rico em vitamina C, são mesmo os principais aliados no combate à doença.
“A vitamina D trabalha associada ao cálcio para manter os ossos saudáveis”, explica Henkin. Na verdade, o corpo não consegue absorver o cálcio da dieta se não há vitamina D. Sem ela, o cálcio presente na alimentação será eliminado, sem cumprir sua função básica de se depositar nos ossos, formando aquilo que os médicos chamam de Densidade Mineral Óssea (DMO) que, quanto mais alta, mais forte ficam os ossos, evitando desta forma fraturas que podem ter consequências graves para uma pessoa.
É através da fonte alimentar que se garante os outros elementos que auxiliam na absorção do cálcio e na formação do tecido ósseo. A primeira e importante fonte de cálcio é o leite materno, oferecido à criança até um ano de vida pelo menos. “Nada substitui o leite materno”, sentencia o especialista, completando que a amamentação diminui os riscos de osteoporose mais adiante.
A osteoporose é uma condição relevante no âmbito da saúde e uma causa de morte importante deidosos no Rio Grande do Sul. A relação é indireta. Em consequência das fraturas provocadas pela doença, o idoso fica acamado, daí oportunizando outras enfermidades. A atividade física e os bons hábitos alimentares são definitivamente decisivos para evitar fraturas.
Redução do sal
Paulo Henkin explica ainda que alguns trabalhos mostram uma relação positiva entre substâncias encontradas nos chás em geral, chimarrão, café, frutas e verduras e a DMO. Há, também, uma relação positiva entre o consumo de proteínas de origem animal encontradas nas carnes e a qualidade da massa óssea de um indivíduo. Henkin reforça que a exposição diária de partes do corpo ao sol, em horários de menor risco, ajuda o corpo a produzir vitamina D. Ainda recomenda a ingestão de vegetais de folhas verde escuro para obtenção de cálcio. Da mesma forma em que se deve privilegiar o consumo de alimentos que promovam o combate e a prevenção da osteoporose, é necessário evitar os prejudiciais. O médico sugere o uso racional do sal.
Hábitos Saudáveis
Responsável: Dedé
Escola Theoddorico em ritimo Junino
Festa Junina
A Ilustração Junina é uma festa comemorada por milhares de brasileiros anualmente em nosso País, pois cada pessoa tem sua forma de festejar os Santos Juninos como: Santo Antônio, São João e São Pedro através de fogos articifiais, forró pé de serra, quadrilha matuta e estilizada, concurso de forró, desfile de boneca e rainha do milho, trem do forró e arraial por todo canto do Brasil. No RN o maior são João de rua é em Mossoró, na Paraíba em Campina Grande, no Pernambuco em Caruaru e na Bahia em Feira de Santana e como também no resto do nosso País é festejo junino até amanhecer o dia. Essa cultura foi trazida pelo portugueses na época da colonização do País em 1500, povo atuais.
III Arraiá do Majó
Vem Aí o III Arraiá do Majó Theodorico Bezerra, nos dia 31 de Julho de 2010, as 16: 00 hora. com barracas, comídas típicas, apresentação de quadrilha matuta, Desfile de rainha e boneca do milho 2010, concurso de forró e muito forró até a meia noite deste sábado, na Agrovila de Zé rato. A escola que está promovendo este evento para toda comunidade escolar, venha e participe concosco esta maravilhosa festa.
Na sequencia daremos maiores detalhe do maior Arraiá do Majó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário